Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de junho de 2010


SABER OUVIR...
Guida Linhares

Pois é...sabemos ouvir? Observando meu netinho de dois meses, que diante das falas e brincadeiras, reage movimentando braços e pernas freneticamente, e que abre a boquinha como se quisesse falar, fiquei pensando justamente neste tema: saber ouvir.
Porque será que perdemos a capacidade de ouvir apenas, sem que a ansiedade da nossa fala seja predominante no diálogo com o outro, interferindo no entendimento.
E quando este outro diz algo que não gostaríamos de ouvir, e de imediato a nossa reação se torna negativa, respondendo à altura, sem uma reflexão mais profunda daquilo que nos chega pelo seu espelho?
Quantas vezes familiares e amigos mais próximos, na tentativa de um aconselhamento, acabam sentindo-se intrometidos, diante da nossa veemência de argumentos e justificativas? Além de não ouvir, queremos que os outros nos vejam do jeito que supomos que somos.
Outras vezes, como donos da verdade e defensores ferrenhos das nossas idéias, não somos atentos ao que o outro fala, e com isso deixamos de usufruir de um saudável intercâmbio que traria talvez um outro ângulo ou ponto de vista melhor que o nosso, ou que agregado ao nosso, ampliaria os horizontes.
Enfim, percebe-se que existe em algumas pessoas, uma tendência a concluir que suas verdades são absolutas, inquestionáveis e inalienáveis, e que a aceitação de outras vertentes de idéias poderia despersonalizá-los, ou parecerem incoerentes, fechando a questão em cima de uma justificativa padrão: - "Sou assim e não vou mudar. E não adianta ninguém dizer nada, que não vou escutar. Ponto final!"

Santos/SP/Brasil
01/04/10




2 comentários:

orides disse...

Como é gostoso ler quem sabe escrever, tu é muito boa guria, sabes lidar com as palavras como poucos alem de uma grande poetisa, beijos no teu coração.

MULHER É O SOL

Mulher você não precisa pegar
Ela é que te pega
Antes mesmo de você perceber
Ela já te pegou
Quando você pensar em falar
Ela já te respondeu
Mulher não te manda flores
Ela é a primavera
Você quer uma luz
Mulher é o sol
Elas podem morar em palacetes
Mais escolhem sempre um coração
Se pensar que ela está louca por você
Você já enlouqueceu por ela
Ela é chuva
Que faz nascer as plantas
O orvalho das manhãs
Pureza de alma
Com suas lágrimas
Fazem ponto de luz
Em seu caminho
(Orides Siqueira)

Valrita disse...

Guida... E você sempre soube ouvir... Admiro você por essa sua capacidade de "ouvir corações"... Essa sua capacidade de deixar o outro livre pra decidir e tomar as decisões que seu coração impõe e, você com doçura diz: "Siga o seu coração"...
Eu acho isso maravilhoso, esse livre arbítrio sob as nossas escolhas e sentimentos... Essa sua maneira de expor suas idéias e nos encorajar ante as decisões e dúvidas que temos. Sua capacidade de aconselhar sem impor, sua capacidade de compreender as nossas limitações... Obrigada, Guida... Você é uma grande amiga!