quinta-feira, 11 de março de 2010


CONFIA EM TI MESMO*
Guida Linhares


"Assim que você confiar em si mesmo, você saberá como viver."
(Goethe)

- A vida se compõe de fatos que vão se desenrolando no cotidiano e cada criatura reage de maneira diferenciada, conforme sua crença, valores, emoções, sentimentos e pensamentos.

Contudo a *máxima que vem sendo passada, de geração para geração, trazida na memória dos tempos, através da observação dos estudiosos e pensadores, nos leva a acreditar que a autoconfiança seja a chave do sucesso e da vivência em plenitude e expansão.

"Quem perdeu a confiança não tem mais o que perder."
(Publílio Siro)

- Aprender com aqueles que extrairam dela o seu máximo potencial, sempre se torna um caminho para que se possa aplicá-la aos nossos dias, em que apesar de toda modernidade e tecnologia, com o avanço dos meios de comunicação, aliado ao mundo cibernético, o ser humano tantas vezes mergulha num mar sombrio de medos, incertezas e inseguranças, porque ainda não confia em si mesmo, em suas potencialidades e habilidades, para transformar-se, mudar o seu entorno e colaborar para que o mundo se torne melhor.

"Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino."
(Salústio)

- A humanidade depende do idealismo e labor de cada criatura, para que evolua como um corpo de luz, paz e amor, e apenas quando todos os homens se conscientizarem de que a força da fé e da idealização realiza milagres e a força do trabalho constrói o mundo, haverá a verdadeira evolução da raça humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."
[Sócrates]

- Este planeta é um ser pulsante que abriga em seu bojo milhões de seres que precisam de crescimento espiritual, contudo muitos ainda engatinham no chão de sombras, sem erguer os olhos para a beleza do mundo que os cerca, e tudo o mais que poderiam fazer para transformá-lo em paraíso aqui na Terra.

"Em tudo o que fazes confia em ti mesmo; pois também isto é observar os mandamentos."
(Bíblia - Eclesiástico, 32 - vs. 27)

- Deus dotou o homem de inteligência o bastante para conduzir-se pela senda que escolher, conforme seu livre arbítrio e somente a ele cabe direcionar os passos no caminho do Bem e de tudo aquilo que poderá torná-lo cada vez melhor, assim como ser útil aos seus irmãos, seja através de palavras, atos ou gestos de afeição.

"Por que te manterás indeciso, se o Senhor te conferiu este ou aquele trabalho justo? Faze-o retamente, porque se Deus tem confiança em ti para alguma coisa, deves confiar em ti mesmo, diante dEle."

(Emmanuel, Caminho, Verdade e Vida, 14, FCXavier, FEB)

2 comentários:

Amapola disse...

Boa tarde, Guida.
Muito bom... adorei!

Um grande abraço.

Maria disse...

Ao navegar na Net encontrei o seu blog, adorei.
Bom fim de semana.
bjs
Maria