quarta-feira, 14 de maio de 2008

REFLEXÃO MATINAL


DE ÓCULOS ESCUROS
Guida Linhares

Pois é, às vezes nos sentimos assim. Um limão siciliano de óculos escuros. Isso acontece quando despejamos alguns sonhos nas águas do mar. Quando durante algum tempo alimentamos uma ilusão e de repente como uma bolha de sabão, ela desaparece da nossa frente.
Porque será que nos iludimos tanto? Porque será que não podemos passar a vida em brancas nuvens de concretude e realidade? Será que aquele que vive com os dois pés fincados no chão é mais feliz?
Bem, só posso falar das pessoas que passaram pela minha vida e deixaram algum ensinamento, alguma luz. Conheci pessoas assim, que viviam apenas o real, o concreto, sem nunca se envolverem com as teias ilusórias do amor, por exemplo.
Conheci pessoas que nunca sabiam dizer se eram felizes. Parecia que estavam sempre presas num arame da vida, com dois pregadores resistentes, e dali nem queriam sair, com medo de se envolverem, de não dar conta das situações resultantes, enfim sentiam que o mundo poderia ser bem melhor, se não abraçassem nada, e ficassem ali dependuradas no varal da vida.
Estas pessoas ainda observo de longe, sem que elas saibam. Elas continuam infelizes. Me mostram que as ilusões são necessárias, que a vida tem o colorido que se der a ela, que pode ser tão cinzenta quanto o maior temporal, mas pode ter as cores do arco-íris, pincelado a cada manhã, quando se abrem as janelas do quarto e da alma.
Bem, mas isto não invalida como estou me sentindo hoje. Espero cortar este limão ao meio, espremer num copo, deitar a água gelada e uma colher de açucar bem cheia, para adoçar meu inquieto coração. E que ele entenda que nem tudo que sonhamos dá certo e que por vezes é preciso que se busquem outros caminhos, outras alternativas, para não se correr o risco de passar a vida de óculos escuros.
Santos/SP
14/05/08

Um comentário:

Zé Carlos disse...

Guida querida
Não tenha esta presunção rss vc não foi a única a espremer limões na vida. Nós literalmente fazemos isto todos os dias, mas a receita vc mesma nos deu - faça uma limonada.
Nada nos livra disto. Faz parte de nossa caminhada e também se não fosse assim, qual graça teríamos na vida ?
Vamos lutar - vamos vencer - vamos realizar nossos sonhos e amanhã riremos de nossos tropeços de hoje....
Beijo enorme do seu amigo e fã, ZC